18 de ago de 2008

ADSL

Bloqueio ADSL

Recentemente um amigo que eu havia indicado para usar o adslresidencial comentou que seu modem adsl não estava permitindo acesso internet. Na casa dele, acessei o modem (dlink) e pra minha surpresa constatei que estava tudo certo, no status do modem a wan aparecia como conectado (fig 1). Curiosamente, o modem recebia um ip diferente dos ip's de classe adsl (14.16.44.77) e um default gateway (14.16.63.254) também distorcido, naturalmente não permitindo o acesso a rede .

Seguindo com o "debug" do problema e tentando descobrir até onde ia o bloqueio, executei um teste de ping (fig 2) até o gateway, percebi que provávelmente deveria existir um firewall que estava bloqueando qualquer saida ou tentativa de conexão.

Novamente verifiquei no modem se estava tudo certo, afinal de contas, poderia ser um problema no hardware e conforme percebi (fig 3) tudo estava maravilhosamente bem, dentro dos parâmetros de configuração e o estado da linha ADSL perfeita!

Os testes feitos pelo modem apresentavam falhas nas conexões com ATM, PPPOE, Autenticação com o servidor, default gateway e com o DNS.
Em contato com a operadora, as (excelentes) atendentes diziam que era devido à autenticação ser feita pelo adslresidencial e portanto, seria necessário a contratação de um outro provedor (mais caro).

Meu posicionamento

Acredito que nossa liberdade de escolha deve ser colocada em primeiro lugar. Os serviços das operadoras, incluindo suporte técnico deixam muito a desejar e, por outro lado, os valos que pagamos pela conexão ADSL já é bastante extorcivo. Por este motivo, eu sempre indiquei o sistema de autenticação do adslresidencial, por ser justo e permitir assim uma diluição do custo total com ADSL. Minha operadora de telefonia já havia feito um bloqueio do ADSL, o que foi resolvido através de liminar, como se não bastasse, agora faz bloqueio novamente, alterando as configurações que são enviadas para o modem. Portanto, o meu posicionamento foi muito simples, troquei de operadora!