2 de ago de 2008

Volta às aulas - Segurança de Sites

Segurança de Sites

No dia 28/07/2008 tiveram inicio as aulas do segundo semestre nas Faculdades Santa Cruz e após a Reunião Pedagógica, que aliás estava excelente com direito a teatro e um delicioso almoço, naturalmente estamos motivados a levar um pouco mais de conhecimento aos nossos discentes.

Na disciplina de Segurança de Sites que ministro, certamente teremos bastante e divertido trabalho, isso mesmo divertido pois ter 5 aulas toda sexta-feira é só para quem gosta!

O conteúdo das aulas terá uma profundidade suficiente a levar conhecimentos nas questões de segurança de sites, segurança de redes ou segurança de qualquer dispositivo conectado à redes e internet. Falar de seguranças é um pouco árido pois o assunto permite muitas abordagens e tem diversos níveis de aplicação mas este curso é de graduação e não doutorado, portanto vamos trabalhar nos principais conceitos, melhores práticas de administração de redes, conhecimentos de tipos de ataques e assim levar o aluno a ter uma postura pró-ativa enquanto que empreendedor, administrador ou usuário de sistemas computacionais.

Nos próximos bimestres, vamos trabalhar com os seguintes tópicos:

Administração de Redes (e bom senso);
Administração de usuários;
Anatomia de um ataque;
DMZ, o que é e razões para ter uma;
DNS, um serviço invisível e indispensável;
Engenharia Social;
Firewall - Trabalho de implementação;
Identificação dos ativos a serem protegidos;
Importância da Política de Segurança;
O que é PEN-TEST;
PDTI - Trabalho de implementação;
Pensando em segurança desde a instalação de um SO;
Proxy Squid;
Segurança em programação Javascript;
Segurança em programação PHP;
Segurança em VPN;
Usando o GNU/GPG;

Sinceramente a troca de experiencias que se tem ao ministrar aulas é a parte mais importante neste processo de ensino/aprendizagem e é isto o que mais motiva um professor.


Eu acredito que o mais importante que ensinar é aprender, por isso que estou neste desafio desde 2007 à convite desta instituição (Grato Prof. Alexandre, Prof. Élcio e Prof. Hugo) que mais cresce em Curitiba e que em 2008 faz 15 anos. A Faculdade Santa Cruz tem um ambiente acolhedor com experientes profissionais, laboratórios de informática e Cursos reconhecidos pelo MEC, além de infra-extrutura de rede e ampla biblioteca. Para saber mais sobre as Faculdades Santa Cruz, acesse: www.santacruz.br.