26 de out de 2008

Criando Blog's Tutorial

Estou escrevendo um pequeno tutorial para blog. Blog é uma das ferramentas da internet que permite a nós (e vós) simples mortais, de publicar conteúdos na web.

Quais conteúdos publicar?
Por que usar um blog?

Primeiramente, blog é muito dinâmico, não requer especialização ou conhecimento em programação web. Um blog pode ser colocado na web sem custos de qualquer natureza, a não ser que você precise de alguma configuração específica de nomes web, registro de domínios ou servidores de DNS. Os conteúdos ficam por conta da imaginação, por exemplo, existem bons blogs de escolas, blogs feitos para crianças ou grandes blogs (http://mundodasmarcas.blogspot.com/) só para citar alguns exemplos. Lembrete, dependendo do seu tipo de blog, não se preocupe, pois pode-se utilizar uma linguagem informal, portanto você não precisa ser um mestre no assunto. Com relação à pergunta, por que usar um blog, a resposta é: porque não usar?, você pode distribuir informações diversas sob sua família, hobbies, dicas, sobre seu trabalho, sobre você, etc...

Neste tutorial, a intenção é aprender a fazer um blog e a mantê-lo. Para isso, vou colocar exemplos fáceis de serem seguidos e ao leitor que esta acompanhando, vou responder a eventuais dúvidas que poderá ser colocada nos comentários.

Onde colocar (hospedar) meu blog?

Atualmente existem muitas formas de hospedar um blog, como em provedores pagos, gratuitamente no wordpress e gratuitamente no blogspot.com. Para o nosso caso, vamos utilizar a opção do blogspot.com, por ser provido gratuitamente pelo Gmail, facilita a vida do blogueiro iniciante, pois com sua conta do gmail, pode-se rapidamente iniciar seu blog.

Já tem uma conta no gmail? Caso não tenha acesse http://www.gmail.com e crie uma conta de e-mail. É rápido e muito fácil. Se já tiver sua conta de e-mail no gmail, passe para o passo 2.

Este é o passo número 1. Siga todos os procedimentos solicitados com relação aos seus dados e não esqueça de fazer uma senha forte (senha de difícil adivinhação) e anote-a para uso posterior.


Agora que tem sua conta de e-mail, acesse o endereço http://www.blogger.com/create-blog.g para iniciar a criação do seu blog.

Perceba que o processo é simples, no item 1, coloque um titulo como "Meu Primeiro Blog" ou "Blog do Antonio¨;
No item 2 coloque o endereço do seu blog. Será este endereço que seus amigos poderão encontrar seu blog. Use qualquer combinação de palavras de forma que melhor descreva seu blog, por exemplo, "meuprimeiroblog" ou "blogdoantonio". Seu endereço do blog será sempre complementado por .blogspot.com. Não esqueça de clicar no link verificar disponibilidade. Se tudo estiver ok, siga em frente;



No item 3 digite os caracteres que você está vendo; Este processo é para que somente humanos criem blogs;

Entre o item 3 e o 4, você pode especificar configurações avançadas; Mas avance clicando em continuar, pois as configurações avançadas poderão ser revistas a qualquer momento mesmo após terminado a criação do blog.


Neste ponto, escolha o modelo ou seja, o layout de seu blog. Observe as cores e veja o que melhor pode representar seu objetivo.


Pronto, no proximo clique, seu blog estará pronto para ser publicado. Clique em continuar e aproveita o momento para fazer um post de teste. Envie o link do seu blog ou coloque no comentário do meu blog paga que outras pessoas possam acompanhar.

Tem alguma sugestão ou dúvida? Poste nos comentários.

Nas próximas semanas vou publicar mais informação de como "tunnar" seu blog colocando gadgets do google e muito mais.