21 de out de 2008

A história das coisas

Eu costumo ouvir a 91 rock e curiosamente um convidado desta rádio estava falando sobre um assunto que chamou minha atenção e quero compartilhar aos visitantes do meu blog: O assunto é "A história das coisas" que traz para nós uma nova visão sobre as coisas, sobre nossas necessidades, sobre nossos hábitos de consumo e o preço que realmente pagamos (ou a sociedade) paga para que tenhamos a nossa mão os produtos da moda, seja um celular, carro novo, uma geladeira etc.

Eu trabalho na área ligada a informática, então imagine o impacto destas idéias relacionadas a absolecência de equipamentos (computadores, monitores, impressoras, modens etc), sistemas operacionais, dentre outros. Agora pense na quantidade de televisores que serão trocados devido ao surgimento das tecnologias do plasma, LCD e da Tv Digital.

Muito bem, mesmo assim, acredito que temos que ser parte da solução uma vez que somos parte do problema. Precisamos rever nosso hábitos, seja no consumo diário, seja na troca do celular a cada 6 meses, na escolha de um combustível mais limpo e sustentável (se é que realmente exista um), na economia de energia e na separação do lixo, só para dar alguns exempos. Os governos podem fomentar e fornecer transporte coletivo de melhor qualidade a custos acessíveis, pode fiscalizar melhor por exemplo, desmatamento, extração de recursos naturais entre outras coisas.

Tenho feito alguns trabalhos reciclando computadores, monitores e celulares na empresa que trabalho. Computadores antigos, sempre tem alguma forma de utilização basta saber reaproveitar e utilizar para as tarefas certas. Como administro mais de 80 celulares, é preciso saber descartar os aparelhos velhos e baterias, além de "frear" o desejo das pessoas em trocar sempre que surge um modelo novo. A mesma coisa faço com suprimentos para impressoras, fazendo a logístrica reversa ao final do produto.

Mas o ponto principal deste post são os vídeos que o convidado do 91 minutos indicou, os quais listo abaixo.

Veja os vídeos "a história das coisas"! Você vai se surpreender com as verdades que verá!

http://www.91rock.com.br segue o links da 91 rock caso queira ouvir pela internet.