30 de nov de 2008

Blog Corporativo



Não se trata somente de modismo ou uma nova "onda" da internet, pelo menos esta é a minha opinião referente ao tema "Blog Corporativo". Pela facilidade que um blog oferece e pela interatividade com o público à que se destina, é certamente uma grande ferramenta.

Pode ser usado para divulgar um produto ou um serviço. Na verdade, sempre onde ouver uma demanda à ser atendida, o blog pode satisfazer, seja no campo de oferta de produtos/serviços, seja na comunicação e informação. Isto se dá pela forma quase que informal da construção e pela facilidade de manutenção. A proposta dos sistemas de blog justamente é oferecer interatividade com alto grau de facilidade de uso, por isso procure manter uma linguagem acessível.

Mas cuidado, da mesma forma que um website pode ficar esquecido, o blog se não for bem usado, atualizado e divulgado, corre o mesmo risco. Da mesma forma que sua empresa tem um site, e-mail's , telefone etc, o blog vem a ser a forma para as pessoas que gostam de interagir, opinar.

Ainda no campo corporativo, um blog pode tornar-se um diferencial competitivo de sua empresa no mercado em que atua, levando aos clientes um alinhamento organizacional importante, estando o cliente no centro do planejamento, permitindo rapidez na divulgação das informações.

Um blog pode ser usado como uma estratégia, planejamento de marketing. Ainda, pode integrar melhor a empresa, seu público interno e seus clientes e fornecedores.

Empresas estão usando esta ferramente, como a IBM (1), GM (2) e Natura (3) como forma de divulgação de produtos e de interatividade. Uma observação importante para estes blogs de sucesso, são as regras básicas (ou seria etiqueta) que são:

  • um bom nome, com url de fácil memorização e registro;
  • estes blogs manten um uma linha de post, ou seja, não misturam assuntos;
  • são blogs autênticos e mantém abertura para opiniões;
  • mantém qualidade e seleção de textos produzidos;
  • são blogs categorizados, ou seja, não misturam assuntos;

Finalizando estas idéias, o importante é iniciar seu Blog Corporativo de forma simples e não perder o foco. Escolher uma forma de hospedagem gratuita ou paga condizente com o que você espera de seu público alvo. Não espere para ter a melhor ferramenta ou o melhor momento. Muitas veses na web, o que importa é a constância e persistência.

Referências:
1 http://www.ibm.com/developerworks/blogs/page/ctaurion (Categoria Diretores)
2 http://www.gmblogs.com/ (Categoria Diretores)
3 http://www.blogconsultoria.natura.net/ (Categoria Comunicação/Consumidores)
4 http://blog.stampanet.com.br/ (em desenvolvimento) (Categoria Comunicação de Marketing)
5 http://blog.ceifazendoarte.com.br (Categoria Comunicação)
Powered by ScribeFire.