10 de nov de 2008

Ms Office ou Broffice ?


Recentemente pediram minha opinião a respeito de uma situação muito simples: qual curso fazer, Ms Office ou Broffice?
Eu lembrei meu interlocutor que o Broffice atingiu mais de três milhões de downloads na sua versão 3.0. Além disso, o Broffice é uma suite completa de escritórios e que ganha continuamente melhorias da comunidade opensource, tem versões para Linux e para o sistemas de Janelas. O processador de planilhas (calc) e de textos (writer) são tão fáceis de usar quanto a suite Ms Office, além de ter muitas apostilas feitas pela comunidade e que podem ser baixadas livremente na internet. O Broffice também tem sistema para apresentações (impress), banco de dados (base) e editor de fórmulas (math).
Mas há quem prefira gastar dinheiro e alimentar uma indústria de software milionária ou ainda, piratear software proprietário, ficando assim aprisionado a um sistema que nada contribui com a liberdade e a cidadania.
Prefiro não falar sobre o custo do sistema proprietário por acreditar que liberdade não é só uma questão de preço. Tenho acompanhado os boletins de segurança do CAIS e notado que as falhas de segurança nos sistemas proprietários tem sido uma constante enquanto que no mundo OpenSource, os desenvolvimentos são orquestrados por milhares de desenvolvedores distribuidos mundo afora.
O Broffice é uma suite para escritório aberto, pronto para o futuro através de seu formato aberto OpenDocument e além de tudo isso, sinonimo de qualidade com milhares de pessoas no desenvolvimento e nas fases de testes, não tendo nada a esconder de seus usuários.
Pense nestes fatores na hora de escolher sua suite de escritório, pense em um projeto que cresce impulsionado pela força da comunidade de Software Livre.
Visite o site do projeto e envolva-se.

Referências:
http://www.broffice.org
http://www.broffice.org/docs
http://www.rnp.br/cais/
http://pt.wikipedia.org/wiki/OpenDocument
Crédito tira: http://nerdson.com/blog/