25 de mai de 2009

Dia do Nerd?

25 de maio!

Quem diria, um termo criado em 1950 pelo MIT[1] agora cai no gosto popular. Mas ao meu ver, nerd é muito mais que gostar de tecnologia. É preciso ter uma vontade incansável de resolver problemas, saber como realmente funciona uma tecnologia, uma máquina, um sistema operacional, comunicação de dados, entre outros temas.
Os nerd's atuam em diversas áreas: uns gostam de games, outros de quadrinhos, ficção, computadores, sistemas, etc. O que os diferenciam é justamente a paixão desenfreada por sua área. Um exemplo que posso citar é o gosto por informática e software livre. Este último uma paixão que movimenta uma legião de programadores, hackers [2], voluntários, curiosos, etc. Nerd também tem como característica principal muita vontade de aprender e por esta razão é um auto-ditada.

Verdadeiramente, eu acredito que o Software Livre é a mais pura expressão e poderia dizer, de certa forma, de subversão de um nerd (verdadeiro), visto que possibilita a pessoa todo o potencial em fazer com que as coisas funcionem como devem. Além disso, permite um nível de ajustes nunca antes explorado e aplicado aos mais diferentes tipos de problemas.


Mas devemos pensar que esta "subversão" esta relacionada ao modo de fazer e resolver suas coisas, seus problemas. A subversão não pode (ou não poderia) extrapolar os limites éticos de um verdadeiro nerd. Por exemplo, conheço muitos nerd's e hacker's envolvidos com responsabilidade social, através da inclusão de pessoas na informática além de terem grande influência e seguirem a netiqueta[3]. São nerd's que se reúnem para resolver um problema, instalar software livre para outras pessoas interessadas, para ajudar em listas de discussões e criam assim boas práticas com o trato entre as comunidades.

Se você se considera um nerd, parabéns pelo seu dia.

1 - http://pt.wikipedia.org/wiki/Nerd
2 - http://pt.wikipedia.org/wiki/Hacker
3 - http://pt.wikipedia.org/wiki/Netiqueta