6 de out de 2009

Nf-e contigência scan e Formulário de Seguranca FS

Empresas que iniciaram suas atividades com a nf-e em setembro no Paraná já estão sentindo na pele os problemas com o Sefaz/Pr. Penso que temos muito a melhorar no que tange a B2B e a nf-e foi uma grande alavancada por decreto lei que eleva e muito nosso grau de informatização. Ponto para a iniciativa governamental. O outro lado da moeda: despreparo de empresas médias (e algumas grandes) e ineficiência no processamento on-line. Por estas razões e por outros problemas que encontramos no primeiro mês, que é importante se prepara para outras forma de contingência.



Contigência SCAN - importante conhecer este tipo de contigência e mais que isto, saber que não é uma opção do lado cliente/contribuinte. Para entrar no ambiente scan, primeiro é necessário desenvolver no software emissor, formas de poder alterar a emissão e usar os WS do sistema Scan Nacional (produção ou Homologação) conforme o caso. Como não é opcional, é preciso que o ambiente de origem do contribuinte também autorize a emissão da nf-e pelo Scan. Outro detalhe importante a ser observado pelo cliente/contribuinte é a necessidade de fazer as anotações desta ocorrência em livros fiscais correspondentes.

Outra forma de contingência que testei é aquela utilizando o Formulário de Segurança - FS. Custo é o primeiro obstáculo ao utillizar o FS já que pode custar até R$ 1,00 a emissão de uma nf-e. Outro problema é a questão de necessidade de envio dos dados em segunda fase quando sai da contingência e a obrigatoriedade de arquivamento de uma via do formulário.

Observando isso, chega-se a conclusão que o scan é a melhor opção de contingência oferecendo uma forma de trabalha com inicio, meio e fim bem definidas sem ter outras tarefas paralelas a serem feitas. Em contrapartida, o FS é uma forma que funciona quando todas as outras falharem e portanto útil.

Existe ainda a Contingência usando o FS-DA que substitui a contingecia pelo Formulário de Segurança que é disciplinado por outro decreto lei.


FS - Formulário de Segurança
B2B -Business to Business
SCAN -Sistema de Contigência do Ambiente Nacional
WS - Web Service