12 de nov de 2009

Ajude MS

Li alguma coisa sobre o fim do Windows (info,  novembro 2009, pagina 24).Para mim, sinceramente o windows já não faz falta a muito tempo e conheço mais uma "galera" que esta livre no sentido amplo da palavra. Na contra mão desta história, que diga-se de passagem somos atores (ativos), existem as pessoas que pensam que o computador é o Windows ou ainda que não existe vida inteligente com outro sistema  operacional.

O computador é sua máquina e ela deveria ser livre. O Windows, que também tem muitas siglas junto indicando as versões, é um sistema operacional proprietário. Propriedade da MS e você além de pagar por ele, nunca será dono. Este sistema é regido por uma EULA (End User Licence Agreement) e sinceramente, para entender o que é permitido ou o que é proibido fazer com o sistema e o que neste está contido, é bom contratar um bom advogado.


Na minha opinião, não existe Windows melhor, mas o pior existe, neste caso o Vista. Tenho acompanhado o dilema de algumas pessoas em atualizar para outra versão mas existe uma grande burocracia nisso, pois pode depender do bom humor do seu revendedor que vendeu sua máquina com o SO instalado e mais um monte de letrinhas pequenas em um contrato que conspira contra seu direito de atualização.

Juntamente com um computador com Windows, você levra grátis o conceito de tecnologia empilhável, ou seja, uma pilha de caixa de software dos quais você só tem o direito de uso de acordo com certas regras.

 Eu acredito que a autonomia indiviadual deva ser defendida, valorizada e estimulada. Conheço escolas de ensino infantil que já utilizam software livre em seus computadores e assim estimulam desde cedo que a criatividade está acima das coisas e o que "você" faz com o seu computador não deve estar sujeito a restrições aplicadas por leis que objetivam cercear a liberdade de expressão. 



Esta imagem foi cedida por Artista-frustrado e pode ser obtida no link abaixo. Eu sou iniciante no mundo dos blogs que acredito ser uma forma de exercer cidadania, liberdade e democracia. Eu vi nesta imagem da Amber que veste uma camiseta fazendo uma alusão a trocar o Vista por outro SO. Penso que ela esta imaginando instalar um SO Livre baseado em Debian. Esta imagem tem uma expressão honesta e um estilo muito próprio de quem esta acostumado(a) a ser livre. Também é muito simples e tem um olhar claro, meigo e cativante. Obrigado Artista-frustado em liberar seu trabalho em

http://artista-frustrado.deviantart.com/art/Amber-goes-Bad-Vista-activist-142863441