17 de nov de 2009

Dicas sobre a nota fiscal eletronica - nfe e xml

Depois de longos dias de testes e implantação da nf-e agora é hora dos ajustes finos. Muitos tem perguntado sobre a questão da disponibilização da nf-e via e-mail para os clientes. Por outro lado, clientes que tem recebido a nf-e por e-mail questionam o que fazer com o arquivo ou como visualizar o arquivo. Se este é o seu caso, continue lendo.

Segundo o Manual de Integração - Contribuinte, página 104, além das obrigações acessórias como backup e envio do Sintegra, o emissor deverá disponibilizar para o cliente o arquivo da nfe, no formato XML. É importante salientar que clientes que não estejam credenciados para operar com a nf-e, poderão usar o DANFE para a escrituração e posterior guarda do documento para apresentação à administração tributária quando solicitado.

Problema com e-mail
O b2b, que é a forma mais comum e "barata" de comércio eletrônico possibilita o envio/recebimento da nf-e via e-mail. O problema encontrado está justamente na manutenção destes e-mail's. Tem-se percebido que clientes utilizam contas grátis para receber o documento em XML e é muito comum retornar o e-mail por questões como: caixa de e-mail cheia, e-mail desconhecido, quota diária de recebimento excedida entre outras. Outra razão que impossibilita o envio são as contas de e-mail que precisam de confirmação de envio, como o serviço antispam do Uol. Este procedimento não é possível pois normalmente o envio do XML é automático. Outra questão importante que deveria ser tratada com seriedade, é  a possibilidade de criação de uma conta de e-mail somente para este fim. Assim, evita-se a remoção acidental do e-mail, esquecimento do e-mail na caixa de spam, etc. Outra sugestão para cenários que precisam armazenar a nfe pelo prazo legal, seria a contratação de armazenamento profissional. Como sugestão, temos por exemplo o serviço da Nfei9 pois oferece ótimos níveis de serviço, além de possuir um blog elaborado para tirar as dúvidas de seus usuários.

XML da nf-e - Como visualizar

Foi desenvolvido um software "VISUALIZADOR DE DOCUMENTO FISCAL ELETRÔNICO" que tem por finalidade importar o xml tanto da nf-e quanto do Conhecimento de Transporte (CT-e). Este software pode ser baixado livremente conforme este site e no momento disponibiliza somente versão para Windows(TM). Sysadmins podem instalar para ser usado em rede (base de dados única).

Esta foi uma simples dica sobre a escolha correta do e-mail e como visualizar a nf-e. Qualquer sugestão ou dica pode ser colocada em comentários.


Fontes:
Manual de Integração - contribuinte
Visualizados de Documento Fiscal Eletrônico