26 de nov de 2009

Servidor Dell r410

Fiz uma cotação do servidor Dell r410 e já na negociação fui informado pelo consultor que a máquina só é homolagada para uma determinada solução de
software e que o Debian não tinha suporte. Resolvi pagar pra ver.

Com a chegada da máquina e instalação no rack, comecei o trabalho de checar as versões do Debian que iria usar. Depois de algumas dificuldades normais (se fosse fácil qualquer um faria) fiz a instalação através do netinst da versão estável do Debian amd64. O problema maior foi a questão das interfaces de rede. Esta máquina possui 2 redes Broadcom Corporation NetXtreme II BCM5716 Gigabit Ethernet e deu algum trabalho para subir e para isso atualizei o kernel conforme o tutorial em [1].

Um outro detalhe importante, estou usando aplicações em 32 bits, no caso o Dataflex. De inicio, os programas não subiam dando erro na aplicação.  A solução veio com a instalação do ia32-libs conforme [2].

Avaliação: a máquina em questão esta com 2 processadores quad-core, o que resulta em 16 (0 a 15) núcleos além de raid 1 na controladora. Optei em usar também lvm para futuro agrupamento de discos.






[1]http://insanelabs.com/debian/debian-lenny-cannot-load-broadcom-nic-drivers-asking-for-firmware-bnx2-06-405fw-during-install/

[2]http://alioth.debian.org/docman/view.php/30192/21/debian-amd64-howto.html