3 de dez de 2009

Dns Público do Google

O DNS definitivamente não é um assunto fácil de entender pela maioria das pessoas e até mesmo por alguns bem iniciados na informática. Quando o DNS para, ou quando seu provedor muda o endereço do servidor, a conexão mesmo ativa, não consegue encontrar os sites na web. Na verdade um simples teste de ping poderia indicar a falha, mas as pessoas não lembram disso  e atribuem o problema para outros fatores.

Deste 2008 tenho usado o OpenDNS e da mesma forma divulgado seus benefícios relacionados à segurança para outras pessoas. Agora fui surpreendido por um post no twitter de um amigo com a seguinte informação:

"arthurfurlan os caras vão dominar o mundo mesmo RT @google: Making the web faster: introducing Google Public DNS http://googleblog.blogspot.com/2009/12/introducing-google-public-dns.html"

Fiquei muito feliz com mais este serviço oferecido pelo Google e através de alguns minutos de leitura, percebi que eles estão trabalhando a muito tempo desenvolvendo o Dns Público.


Para começar a usar a resolução de endereços web pelo DNS Público do Google, basta usar os seguintes endereços:
  • 8.8.8.8
  • 8.8.4.4
Sim, esta correto os números acima.




Veja o anúncio completo em http://code.google.com/intl/pt-BR/speed/public-dns/docs/using.html e não deixe de postar suas experiencias!