10 de jul de 2010

ncdu - modo texto

ncdu
O Nagios[1] avisa o SysAdmin que uma determinada partição esta prestes a ficar lotada. Ele executa o comando du[2] e descobre que os logs são os grandes responsáveis. Porém o comando du em uma árvore de diretório muito complexa, pode demandar mais tempo e definitivamente não é nada intuitivo. É ai que entra o ncdu[3]. No Debian e derivados, instale pelo comando #aptitude install ncdu .  

O ncdu exibe uma visão clara do diretório atual e possibilita o uso das teclas direcionais para navegar por sua janela ncurses, veja figura 1:
figura 1 ncdu - visão limpa do diretório

Atalhos mais comuns
O ncdu oferece algumas teclas de atalho como [n], alterna entre exibição pela ordem alfabética ou descendente, [s] ordena por tamanho de arquivos/diretórios, [a] alterna para exibição pelo uso do disco e tamanho aparente do arquivo. Para apagar algum arquivo ou diretório, posicione sobre o arquivo/diretório e pressione [d]. A opção [g] é interessante já que mostra o uso do disco através de um percentual, gráfico, ambos (percentual + gráfico) ou padrão, veja a figura 2. Você pode ter mais informção a respeito de um arquivo ou diretório pressionando [i], sendo indicado o caminho do arquivo ou diretório e o espaço consumido, veja figura  3.

figura 2 - ocupação em percentuale gráfico

figura 3 - mais informação sobre o arquivo

Os comandos (programas) em modo texto normalmente são assim, simples e eficiente. Um programa pode ser usado em conjunto com outros com toda armonia que só a liberdade do SL pode proporcionar. Esta pequena dica teve como inspiração um artigo da Linux Magazine n. 32 de Julho/2007, pg.10.

[1] http://www.nagios.org/about
[2] du - Disk Usage
[3] http://dev.yorhel.nl/ncdu
      man ncdu