9 de jul de 2010

Prepare-se: Banca Acadêmica

Prepare-se
Alunos que precisam defender trabalhos ao final de cursos (TCC), a famosa Banca Acadêmica precisam compilar em um único documento, o conteúdo que aprenderam durante todo o curso. Participando de algumas dessas bancas, aprendemos a analisar os alunos e o quanto realmente aprenderam e o quanto poderiam ter aprendido. O aprendizado em profundidade e relevância está para o aprendizado raso e superficial em igual medida. O que fazer para não pegar carona, ou ir no vácuo ? Segue algumas dicas que acredito poderão ajudar:

Plágio
O primeiro cuidado que o estudante precisa ter é a questão do plágio ou os famosos trabalhos prontos, Control+c e Control+v . Um trabalho nunca será igual a outro. É possível escrever um livro inteiro sobre determinado assunto, fazendo consultas a outros Autores, sem no entanto incorrer no plágio. Isto se faz, interpretando e citando ao longo do texto. Além disso, os professores da banca fazem a leitura minuciosa de cada trabalho e textos são pesquisados à procura de documentos iguais na Internet.
Objetivo
Criar foco no objetivo, mantendo uma linha concisa entre o que foi feito e o que precisa ser passado à banca. Manter uma linguagem clara e evitar termos muito rebuscado, a não ser claro, se o aluno sabe exatamente o que quer passar.
Leis
Qualquer atividade que o aluno vá trabalhar na produção de um software, por exemplo, ele deve conhecer as leis que regem aquela área. Se for um software para nota eletrônica, deve-se prestar atenção na legislação que regulamenta este segmento, devendo ser indicado aos professores que realmente foi estudado a questão com profundidade. Neste quesito, fatalmente será questionado como funciona o certificado digital, como é feito a assinatura da nota. O devido conhecimento sobre este assunto pode representar êxito ou fracasso do trabalho e conseqüentemente a aprovação ou reprovação da equipe.
Autorização
Sempre que for mencionado no seu trabalho de conclusão alguma empresa, instituição etc, é preciso ter uma autorização por escrito junto ao seu trabalho. Coloque as como anexo e cite de forma clara durante seu trabalho e apresentação. Um TCC quando aprovado, fica na biblioteca das instituições e elas não querem estar infringindo leis. Professores também gostam apontar este tipo de erro.  
Normas
Observem sempre as normas para trabalhos acadêmicos. Além disso, assista e preste atenção nas aulas de Metodologia Científica. Os Professores da banca saberão se você fez ou não estas aulas e com qual profundidade. Sempre que puder, deixe claro qual norma foi usada.
Estilo de Escrita
Trabalhos perfeitos demais e vocabulários indicam como foi feito o trabalho. Facilmente os Professores conseguem identificar pelo estilo de escrita utilizado, à quantas mãos realmente foi feito um trabalho e quanto deste foi simplesmente traduzido do Inglês, Espanhol etc. Este erro é fatal para sua credibilidade.
Reclamação
Evite sempre arrumar uma desculpa para sua incompetência. Muitas vezes o aluno fica procurando uma forma de amenizar seus erros, dizendo que não teve tempo, que não foi bem orientado etc. Lembre-se: o trabalho é seu e de sua equipe, vocês são o gerente de todo o processo. Todo bom gerente sai em busca de boas informações que possam viabilizar (ou não) o seu trabalho.
Bases de Informação
Suas informações devem ser aderentes ao objetivo do trabalho e como tal, devidamente referenciada e com dados que sejam atuais e disponíveis para consulta pública. Se você tabular uma informação em planilhas de cálculo, você deve disponibilizar a fonte dos dados e indicar as fórmulas usadas.
Cuide do que se fala
Se sua apresentação é sobre sistema, nunca fale que seu forte não é programação. Não se concebe uma apresentação daquilo que não se sabe. Este erro é fatal.
Conheça os professores da banca
Procure informações sobre os Professores que estarão na sua banca. Cada Professor tem sua área de interesse e é baseada nisto lhes farão perguntas. Um Professor que conhece Java, ficará atendo a detalhes específicos de Java, outro de Segurança certamente lhe perguntará porque seus dados trafegam em texto plano via internet, ou outro que conhece Software Livre vai apontar coisas inerentes a esta área do conhecimento.
Domínio do Assunto
Tudo que estiver em seu trabalho, deve ser dominado por todos da equipe. Algumas vezes temos notado que alunos se dedicam a alguns aspectos do trabalho em detrimento de outros e se perdem quando são questionados a respeito de algum assunto.
Exposição
A exposição deve ser feita com profundidade, aderência  e com real conhecimento. Um exemplo, vi algumas bancas que diziam o benefícios de utilizar certo tipo de Banco de Dados, porque este era sem custo, quando na verdade são Software Livre. Quando questionados, não sabiam da diferença e nem mesmo leram Sobre no site do produto.
Fundamentação teórica
Muito cuidado na fundamentação teórica. Alunos tendem a imaginam que quando maior numero de linhas escritas, melhor será o trabalho. A idéia é o contrário: procure falar tudo, escrevendo pouco. Não divaguem falando de coisas não pertinentes ao trabalho. Exemplo, se seu trabalho é feito em Java, procure enfatizar sobre o trabalho em si. Muitos imprimem o manual inteiro do Java juntamente com o trabalho.
Referências
Tanto na internet quanto em livros, estas referências devem estar cuidadosamente tabuladas seguindo a norma que você esta utilizando. Evite misturar norma A com a B. Se a informação foi obtida através de uma reunião ou outro tipo de contato (telefone, fax) mencione-as adequadamente juntamente com a autorização para publicá-las.


[
Continua:
]