10 de nov de 2010

OpenDNS - FamilyShield

@joaoBruni leu minha entrevista ao OpenDns e questionou como usar o serviço de 
DNS pra proteção do seu uso por crianças. Muito simples, mas antes de responder ao amigo João, vale ressaltar que o questionamento é muito sério e cabe aos pais saber o que acontece com seus filhos (menores) quando estão na rede. Muitos podem argumentar que esta atitude se enquadra como cercear a liberdade das pessoas e podem até tentar justificar que é errado bloqueios ou filtros visando uma internet mais segura. Estou no primeiro time e percebo que outras pessoas também tem vistas com esta ótica que auxilia na educação no mundo on-line.


Existem muitas formas de controle do conteúdo. O OpenDns, ao meu ver, é uma forma eficiente de se fazer isso e apresenta a forma mais simples de configuração, sem qualquer instalção de software do lado cliente e sem custos. O controle se dá pela inteligência do sistema de DNS que cria um ambiente internet seguros, oferecendo somente os sites positivos, ou seja, exclui a apresentação de conteúdos impróprios. 

Para o caso da proteção FamilyShield, basta configurar a máquina ou o roteador de sua rede para que ative a proteção, independente do seu sistema operacional, com os seguintes DNS's (primário e secundário):

208.67.222.123, 208.67.220.123
Obrigado João pelo contato e boa sorte.