1 de fev de 2011

Serviço de DNS do Registro.br

Registrar um domínio de internet no Brasil está cada vez mais fácil. Recentemente, o Registro.br implementou o serviço de resolução de nomes, ou seja, na hora que você faz o registro do seu domínio, pode optar em utilizar os servidores DNS do Registro.br.

Veja também: http://blog.silva.eti.br/2012/06/novo-dpn-ecobr.html para domínios .eco.br

Bingo. Agora temos um valor agregado ao Registro.br. Quase que podemos chamar de dns livre, mas para eles que implementaram o serviço, na verdade é já que utilizam o DNSSHIM.

Se você não entendeu porque que isso é importante, vou dar minha opinião. Empresas pequenas, profissionais liberais, estudantes, etc, que desejarem ter uma presença web, com domínio, e-mail e o que mais precisar, poderá fazê-lo quase que a custo zero já que pagando pelo domínio e utilizando servidores do Registro.br o resto é imaginação. Talvez você possa imaginar em usar o Google Apps.  e mudar-se para a nuvem.

Esta postagem não é um tutorial e você deve saber o que é um DNS, caso contrário contrate uma pessoa que possa fazer isso por você, abaixo coloco uma figura que exemplifica os registros de uma zona (Records Zone), mesmo assim se tiver alguma dúvida, os comentários são para isso.

Importante: caso você alterne entre DNS do Registro.br e outro sistema de DNS, o Registro.br bloqueia o retorno ao dns por 3 dias. Isso pode representar um empecílho caso esteja fazendo algum tipo de testes.

Outra informação importante, você não pode colocar os registros em CAIXA. Isso vai gerar um erro Resource record invalido.   Alguns tutoriais do Google Apps sugerem as configurações de MX em Upper Case, o que pode induzi-lo ao erro.


Como testar a resposta dos seus registros do dns: utilize o dig. Este utilitário de linha de comando presente no Linux/Unix checa se está ou não propagado as suas configurações. Utilize na seguinte notação:


dig mx domínio --> para consultas aos mx
dig ns domínio --> para consultas aos ns
dig txt dominio --> para consultas de registros txt
dig a domínio --> para consultar apontamento ip



Cadastro DNS no Registro.br