8 de jun de 2012

Dicas de uso e instalação do Dokuwiki


Se você é do tipo de pessoa que espera as melhores e mais fabulosas ferramentas para começar a colocar suas idéias em prática, saiba que está fazendo isso errado. Sair da inércia é a pedra no sapato de muitas pessoas que procuram sempre o modelo de perfeição e deixa de fazer o básico. Quero dizer que muitas ferramentas são muito simples de configurar e usar, precisando somente de uma mente que possa idealizar sua implementação e dar os passos iniciais. A exemplo disso, pense na quantidade de informações que correm pelos processos de uma empresa, escritório ou escola. Da mesma forma, as documentações de um sistema ou tutoriais da área de informática e seus processos. E os trabalhos colaborativos em uma intranet?

A dica aqui é a utilização do dokuwiki[1], um wiki perfeito para as atividades citadas acima sem se limitar a isso. Escrito em php, disponível para  diversas distribuições GNU/Linux e o que é melhor, disponivel no repositório Debian. Um wiki para iniciantes ou profissionais permitindo uma curva de aprendizado para aqueles do primeiro caso de forma gradual. Quer usar outros wiki? veja a lista: aptitude search wiki

O dokuwiki possui uma sintaxe simples, além de templates que lhe confere até mesmo um status de site web, ou ainda ferramenta para blog. Após instalado, a maioria das configurações podem ser feitas unicamente via browser, com raras exceções via linha de comando para o caso de ajustes em colunas, ou cores por exemplo ou backup dos dados, que são simplificados já que o dokuwiki guarda tudo em txt.

Instalação:

Considero aqui uma instalação do Debian Squeeze. Confira  se o dokuwiki aparece no seu repositório pelo comando aptitude search dokuwiki

aptitude search dokuwiki
aptitude search dokuwiki

Agora, instale o dokuwiki com o comando aptitude install dokuwiki. Dependendo de sua instalação, as dependências são sugeridas e instaladas, como o Apache e Php, simples assim:
aptitude install dokuwiki
aptitude install dokuwiki
Dependendo de sua conexão internet, em alguns minutos a instalação será finalizada e a configuração automática do servidor web (apache ou lighttpd) será iniciada, bastando somente indicar qual servidor http  é o preferido para o seu servidor.  A instalação para o apache é mais comum, mas você pode escolher outro de sua preferência. Aqui, considero o Apache, portanto, na tela seguinte da configuração de pacotes, confirme a sugestão do sistema:


configurando o servidor 
Na próxima tela, escolha a opção Não remover pacotes:


E escolha a senha para o administrador, confirmando para que o instalador finalize a instalação e configuração do seu dokuwiki.
Finalizada a instalação, seu dokuwiki já pode ser acessado via browser, por exemplo, apontando para o ip do seu servidor via rede, ou via localhost (não recomendável, a não ser que esteja testando a instalação no seu desktop).

  • É preciso mencionar que o diretório raiz do dokuwiki sob o Debian fica em /usr/share/dokuwiki
  • E o diretório de dados ficam em /var/lib/dokuwiki/data
  • Arquivos de configuração ficam em /etc/dokuwiki
Ajuste as permissões para os arquivos de configuração: 

#chown -R www-data /etc/dokuwiki/
#chown -R www-data /usr/share/dokuwiki/lib/




Acessando via localhost/dokuwiki:


Conclusão:
Apartir deste momento, autentique-se no seu sistema de wiki e aproveite. Antes de colocar em produção, lembre-se de investir um tempo em escolher novos plug-ins, aprender alguns truques, pensar em um bom backup e mão na massa.  [3]

Referências:
[1] http://www.dokuwiki.org/
[2] http://www.dokuwiki.org/features
[3] http://www.dokuwiki.org/dokuwiki
     http://www.dokuwiki.org/install:debian