23 de set. de 2009

Nf-e código de barras em matricial



Gerar o código de barras em matricial não é um grande problema, ja que as principais impressoras do mercado possuem residentes na memória vários padrões, inclusive o código C128 que é o padrão utilizado para imprimir o código de barras no Danfe da NF-e.

Como é feito:
Através de uma "string", que pode variar em função do fabricante. Então é feito o envio da "string" acompanhado do numero de acesso da Nota Fiscal Eletrônica, que fará a chamada do código de barras que está na memória da impressora, sendo portando impresso o código de barras referente à esta chave de acesso.


Por exemplo, a "string" para a chamada do código de barras em uma impressora Epson seria a seguinte:


^[(B3^@^F^A^@2^@^CC42081283690339000275550020001435758732619073



Gerando o seguinte código:



Para testar se sua matricial é capas de imprimir um código de barras, copie a linha acima e cole em um arquivo txt. No caso do Linux, mande para a fila de impressão com o comando:


lpr -P fila arquivo.txt


Onde fila é sua impressora conectada local ou em rede.

7 comentários:

  1. Olá Francisco,

    Fiz um teste com uma lx-300 +II e ela não imprimiu o código de barras, criei um arquivo de teste.txt com o conteúdo da string e fiz a impressão via dos pelo comando: type teste.txt >lpt1, mas infelizmente ela só imprimiu o conteudo do .txt, como vc poderia me auxiliar em saber como faço para resolver este problema?

    ResponderExcluir
  2. Opa, tudo bem amigos ?
    Como o TitoBlu acima disse, estou com o mesmo problema. Fiz também como ele e a impressora simplesmente imprimiu o código enviado.
    Alguma sugestão ? Obrigado.

    ResponderExcluir
  3. Ola. Você esta imprimindo via linux? Se puder me envie um e-mai no qual eu possa lhe enviar um arquivo de teste. Não poste aqui no comentário, me envie pelo link http://blog.silva.eti.br/p/contato.html abraço

    ResponderExcluir
  4. Eu estou com o mesmo problema dos amigos acima, será que o amigo Francisco poderia dar uma luz ?

    ResponderExcluir
  5. Sim, fico feliz em poder ajudar! me envie seu e-mail que assim posso lhe enviar o arquivo para teste. Perceba que os meus testes são feitos usando Linux. Envie por este link seu e-mail http://blog.silva.eti.br/p/contato.html

    ResponderExcluir
  6. FRANCISCO VOCE TEM O MESMO NOME QUE O MEU SOU PROFESSOR E MORO EM ITAPEVI SP
    MUITA COINCIDENCIA
    ABRAÇOS

    ResponderExcluir

Obrigado pelos comentários!