Uma dica simples que pode ser encontrada na web é a possibilidade de instalar um pacote/aplicativo ainda não disponível na sua versão do Debian, sem no entanto ter que fazer upgrade de todo seu sistema. Um exemplo simples: instalando o twidge no Debian/Lenny "pinando" o pacote da testing:
É preciso configurar dois arquivos: /etc/apt/sources.list e /etc/apt/preferencesNo sources.list deve ser incluido o repositório desejado como este:
# official debian sites #### testing ######### deb http://http.us.debian.org/debian testing main contrib non-free deb http://non-us.debian.org/debian-non-US testing/non-US main contrib non-free
##o arquivo preferences indica qual pacote será pinado, sua release (neste caso a testing) e a prioridade que este terá sobre a versão do seu sistema padrão. Na linha Package pode ser indicado qualquer pacote pelo uso do asterisco (Package: *).
Package: twidge Pin: release a=testing Pin-Priority: 900
Agora instalando o twidge (ou outro pacote) da testing:
#aptitude update
#aptitude install twidge/testing ou#aptitude -t testing install twidge
Considere em utilizar este artifício em sistemas não críticos por sua conta e risco, já que em servidores não seja aconselhado utilizar repositórios testing/unstable, a não ser que você saiba o que está fazendo.
Fonte: [1] http://wiki.debian.org/AptPreferences
[2] man apt_preferences
[2] man apt_preferences
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelos comentários!