10 de nov. de 2010

OpenDNS - FamilyShield

@joaoBruni leu minha entrevista ao OpenDns e questionou como usar o serviço de 
DNS pra proteção do seu uso por crianças. Muito simples, mas antes de responder ao amigo João, vale ressaltar que o questionamento é muito sério e cabe aos pais saber o que acontece com seus filhos (menores) quando estão na rede. Muitos podem argumentar que esta atitude se enquadra como cercear a liberdade das pessoas e podem até tentar justificar que é errado bloqueios ou filtros visando uma internet mais segura. Estou no primeiro time e percebo que outras pessoas também tem vistas com esta ótica que auxilia na educação no mundo on-line.


Existem muitas formas de controle do conteúdo. O OpenDns, ao meu ver, é uma forma eficiente de se fazer isso e apresenta a forma mais simples de configuração, sem qualquer instalção de software do lado cliente e sem custos. O controle se dá pela inteligência do sistema de DNS que cria um ambiente internet seguros, oferecendo somente os sites positivos, ou seja, exclui a apresentação de conteúdos impróprios. 

Para o caso da proteção FamilyShield, basta configurar a máquina ou o roteador de sua rede para que ative a proteção, independente do seu sistema operacional, com os seguintes DNS's (primário e secundário):

208.67.222.123, 208.67.220.123
Obrigado João pelo contato e boa sorte.

4 comentários:

  1. Ola!
    Meu nome é Willam´s e falei contigo no LatinoWare sobre bloqueio de sites, gostei da sugestão e da dica sobre o OpenDNS.Como Estou iniciando nesse mundo do Linux, trabalho no NTE da Secretária de Educação do DF e temos várias maquinas nas escolas com o Linux Educacional e estamos procurando meios para bloquearmos determinados sites do acesso dos alunos. Gostaria de maiores esclarecimentos de como fazer uso do OpenDNS em nossos laboratórios

    ResponderExcluir
  2. Ola William. Basicamente o bloqueio pelo OpenDNS usando o dns do FamilyShield consiste em usar os dns primários e secundários para proteção da rede. São eles: 208.67.222.123, 208.67.220.123 que você deve colocar no seu gateway ou modem adsl. Dúvidas entre em contato.

    ResponderExcluir
  3. Novamente venho com meus questionamentos..
    Estou adentrando agora para esse mundo do Software Livre, minha dúvida agora seria se com esse procedimento e os ajustos junto a página do openDNS, ao bloqueio de determinadas páginas ocorrem para todos os micros da minha sala de informática? Tenho que informar os IP's da cada PC?

    ResponderExcluir
  4. No caso do FamilyShield, você só precisa usar os dns primários e secundários. Por padrão, todas as páginas não próprias serão bloqueadas para toda a rede. Caso você tenha um ip fixo, o que acredito que não tenha, você pode customizar mais níveis de bloqueios, mas neste caso, a configuração é diferenciada e os dns são outros. Veja estas informações e poste aqui. Saliento, que usando no seu gateway ou roteador os dns primários e segundários do FamilyShield (208.67.222.123, 208.67.220.123), você já melhora bastante sua segurança. Dúvidas não exite em perguntar aqui. Abraço.

    ResponderExcluir

Obrigado pelos comentários!