3 de mar de 2009

Palestra sobre GNU/Linux


É sempre uma satisfação falar sobre tecnologias livres para estudantes. No dia 02 e 03 de março, atendendo a um convite da Faculdade Santa Cruz, preparei minha pequena palestra que coube em aproximadamente 90 minutos, onde coloquei as vantagens de aprender a usar, trabalhar e se divertir usando GNU/Linux e específicamente passando um panoramos do Software Livre no mundo. Foi especialmente interessante falar sobre as pessoas que tornaram possível a criação, as idéias e a manutenção de toda a tecnologia que temos hoje e que mudou a forma de se pensar informática, tudo isto com base em grandes inventos, como Telégrafo e Telefone, o que demandou a criação de Empresas como a AT&T.
Interessante fazer este link, quando olhamos pelo retrovisor da história, vemos que a televisão, invenção do transistor, laser, LED e a tecnologia dos celuares influenciaram as tecnologias mais modernas, para citar as mais importantes. Outros grandes homens trabalharam muito passando pelo SO MULTICS, UNICS, UNIX, BSD, e mais tarde a criação do Projeto GNU com a definição de Software Livre.
Os estudantes, na grande maioria, não tem conhecimento sobre estes assuntos tão importantes nos dias de hoje, não sabem o que é Software Livre, ou o que é Linux por exemplo. Por esta razão a abordagem histórica é muito importante e também mostrar que todos que usam Software Livre, de uma forma especial está também fazendo história, e pequenas ações hoje, colocará luz no caminho de outras pessoas da mesma forma que somos iluminados hoje pelo legado que temos.
Ao meu ver, falar sobre Software Livre, passa necessariamente sobre o Sistema Operacional Universal, GNU/Debian e neste ponto, a filosofia desde software que tem como ponto fundamental as pessoas e o Software Livre, torna o assunto mais interessante através da visão clara da definição DFSG e o contrato social. Falamos sobre os motivos (infinitos) de se usar GNU/Debian. Levei emprestado o TUX, Buzz, BO, e o squezze. Foi divertido, pena que não era pra sorteio :).
Agradecimento aos alunos, Professor Alcion e Professor Élcio. Deixo abaixo links úteis para iniciantes (ou não) no aprendizado de Sofware Livre: